Informação sobre a estação instalada em Carvoeiro

Modelo: Davis Vantage Pro 2 Plus    Nome da estação: MeteofontesLitoral  
Latitude: N 37° 5' 43.29"
  Longitude: W 8° 28' 15.30"   Elevação: 45 m


Ver Meteofontes - Litoral num mapa maior

Dados gerais sobre a estação

A estação, uma Davis Vantage Pro 2 Plus, está equipada com vários sensores, entre os quais um termómetro, um higrómetro, um barómetro, um anemómetro, um pluviómetro, um sensor solar e um sensor de radiação Ultravioleta. Mais informações e características da estação no Web site do fabricante em www.davisnet.com (em Inglês ou em Português).

TERMÓMETRO

A medição da temperatura do ar, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro de um escudo protector, que lhe permite identificar, de forma automática, a temperatura real à sombra, na medida em que todo o dispositivo se encontra sob a luz directa do sol. A medição da temperatura nesta estação realiza-se em graus Celsius (ºC).

HIGRÓMETRO

A medição da percentagem de humidade no ar exterior, nesta estação meteorológica, realiza-se através de um sensor colocado dentro do mesmo escudo protector onde se encontra o termómetro. Permite identificar, de forma automática, a quantidade de humidade presente na atmosfera. O sensor de humidade, propriamente dito, é denominado de higrómetro e permite, em conjugação com o termómetro, obter dados extremamente importantes, tanto no que respeita à previsão meteorológica, como em relação a aspectos do estudo do conforto humano perante a variação climática.

BARÓMETRO

Para poder realizar a identificação da pressão atmosférica, a estação meteorológica dispõe de um sensor ligado ao sistema, que se denomina de barómetro. Basicamente, a pressão atmosférica pode medir-se em diversas escalas, contudo, no nosso caso, optou-se pela medida em hectopascais (hPa).

ANEMÓMETRO

O Anemómetro é um dispositivo que se destina a registar a velocidade ou a velocidade e a direcção do vento. As unidades de medida usuais na medição da velocidade do vento são quilómetros por hora, milhas por hora , nós ou metros por segundo.

PLUVIÓMETRO

O Pluviómetro é um dispositivo que se destina a registar a quantidade de precipitação ocorrida num determinado espaço de tempo. Tendo basicamente a forma de um balde, recolhe a precipitação, a qual obriga um mecanismo integrado a encher-se e a esvaziar-se, alternadamente, através de dois receptáculos semelhantes aos pratos de uma balança. A medição utilizada nesta estação ocorre em mm/m2.

SENSOR SOLAR

A radiação solar é tecnicamente conhecida por Radiação Solar Global, uma medida de intensidade da radiação do Sol quando encontra uma superfície horizontal. Esta irradiação inclui tanto os componentes directos da radiação solar, como os componentes da reflexão produzida pelo céu. A medição da radiação solar dá uma medida da quantidade de radiação solar ao tocar o respectivo sensor em qualquer momento, expressa em Watts/metro quadrado (W/m2). A medição exige, obviamente, o sensor de radiação solar.

SENSOR UV

A energia do Sol chega à Terra sob a forma de raios visíveis infravermelhos e ultravioletas. A exposição a raios UV pode causar diversos problemas de saúde, como queimaduras solares, cancro de pele, envelhecimento prematuro da pele e cataratas, e pode mesmo debilitar o sistema imunitário. O sensor UV ajuda a analisar os níveis de variação da radiação ultravioleta e pode servir de aviso para situações em que a exposição é particularmente inaceitável.


AGRADECIMENTOS

Ao Ricardo Santos e ao "Vince" do Meteopt.com, por todo o auxílio prestado na resolução de vários assuntos relacionados com o presente site.